Confinamento e mente sã | Março 2021

MANTENHA A MENTE OCUPADA E FELIZ


MENS SANA IN CORPORE SANO é uma máxima com 2000 anos que nos vem do tempo dos Romanos.
A saúde e o bem-estar resultam de uma salutar relação entre o corpo e a mente, e este período de confinamento representa um enorme desafio para ambas.
Depois de na última newsletter termos abordado a questão do bem estar físico, vamos agora deixar sugestões para que mantenha o espírito ocupado, positivo e feliz.

 
Aquilo que pensamos e sentimos também pode acidificar ou alcalinizar o nosso organismo; por essa razão o nosso bem-estar mental também faz parte das ESCOLHAS ALCALINAS, ou seja, das ESCOLHAS SAUDÁVEIS!

DICAS DO Dr. pH
Decida “Estar Bem” –  essa é uma decisão que vem do interior e permite melhor adaptação aos desafios do confinamento, mobilizando os seus recursos internos para responder de modo mais rápido e eficaz a qualquer situação nova – isto permite-lhe estar focado na busca de soluções em lugar de ficar travado pelos problemas.
Use o jantar para um momento de celebração diária e de partilha, em família, das novidades e conquistas desse dia – imprima uma tónica de “concurso”, o que irá inspirar e incentivar a que cada um dos elementos da família esteja focado em cada pormenor positivo ou curioso que o dia lhe proporcione.
Se as refeições são um momento de partilha, use a preparação de três ou quatro almoços por semana como um momento em que todos contribuem para aquela refeição
Cozinhar transforma-se num momento de convivio e torna mais célere a preparação das refeições.
Use e abuse dos jogos de tabuleiro em família durante os fins-de-semana e faça uma lista dos familiares e amigos a quem fazer video-chamadas ou escrever e contacte-os – esta é uma época para reavivar e fortalecer laços.
Misture jogos tradicionais com novas tecnologias.
Escolha um bom livro para ler e ajude a fomentar hábitos de leitura na sua família.
Aposte na criação de momentos de leitura, por exemplo ao deitar, para ajudar a criar esse tipo de rotinas.
O nosso corpo pode estar "confinado" mas o nosso cérebro pode e deve viajar.
Agradeça o seu dia antes de se deitar e ensine os mais novos a fazer o mesmo.
Não se trata de uma modernice ou de um capricho - a ciência comprova que a prática da gratidão melhora a condição humana a todos os níveis.
 
MANTENHA A MENTE SÃ DURANTE O CONFINAMENTO
(Divulgue estas dicas e contribua para a sanidade dos seus)