Agosto | 2020

PEIXE - ómega 3 e sistema imunitário

O Verão é uma excelente época para comer peixe com abundância, especialmente o peixe da costa portuguesa pois é muito rico em ómegas e os ómegas são indispensáveis ao bom desempenho do sistema imunitário!

Os nutrientes conhecidos como ÓMEGAS são ácidos gordos essenciais (gorduras indistensáveis à nossa saúde) e que o nosso corpo não fabrica, mas que estão presentes em certos alimentos.


Os ómegas 3 têm uma forte acção anti-inflamatória, estando já demonstrada cientificamente uma forte associação à redução do risco de: doenças do coração, de tensão arterial elevada, de aterosclerose (endurecimento das paredes das artérias); também associados à melhoria da função das veias e à redução dos triglicéridos (gorduras no sangue); para além de terem um efeito preventivo no desenvolvimento da diabetes e das doenças neurodegenerativas; protegem a pele contra os raios solares, entre outras acções.

Um corpo sem inflamação silenciosa é um corpo mais resistente às infecções, portanto, se tiver contacto com bactérias ou vírus irá desenvolver uma infecção mais ligeira.

Os peixes gordos, de águas frias, são especialmente ricos em ómega 3 e temos com abundância peixes destes na nossa costa portuguesa, tanto no continente como nas ilhas. São eles: sardinha, carapau, cavala, chicharro, sarda, atum, salmonete.
Os ómegas devem ser consumidos diariamente ou pelo consumo de peixe gordo ou óleo de peixe, ou pelo consumo de produtos vegetais: sementes e óleo de linhaça, nozes, amendoins, algas (é às algas que os peixes gordos vão buscar parte dos ómegas).

Porque o Verão é para ser bem vivido, ao ar livre, em liberdade e alegria, aproveite para comer mais peixe gordo da nossa costa pois estará a cuidar da sua saúde!
 

Manuela Cerejeira
Médica
medicinadavida22@gmail.com
QUER SABER MAIS SOBRE OS MELHORES PEIXES DA NOSSA COSTA?
O Museu Ciência Viva elaborou este livrinho delicioso. Siga o link e fique a saber tudo sobre as espécies mais populares da nossa costa, onde vivem, como se reproduzem e como são capturados - verdadeiro "serviço público".
 
SIGA ESTE LINK
E lembre-se que o Verão é um período para aumentar o consumo de água! Dê preferência à água de qualidade, purificada, alcalina e com acção antioxidante, sendo que esta acção protege o seu sistema imunitário, a sua pele e combate a inflamação silenciosa.