Subscreva a nossa newsletter
Junho | 2019

COMO AJUDAR A CRIAR CRIANÇAS SAUDÁVEIS?


O que contribui para ter crianças saudáveis e felizes, com bom desempenho escolar e comportamento equilibrado, a médio e a longo prazo, não são os telemóveis, consolas, tv ou outros bens de consumo, nem tão pouco refeições processadas e bebidas açucaradas… Tudo isso só contribui para alguns sorrisos e excitação a curto prazo!
Tal como para nós, adultos, poucos dos prazeres do imediato contribuem para a nossa alegria e realização a médio e a longo prazos!
 
Para além do afecto, compreensão e respeito, indispensáveis à apreensão do mundo como um lugar bom, seguro e confiável, a alimentação joga um papel crucial no seu desenvolvimento, maturação e desempenho cognitivo, na aprendizagem e até no sono.
Paralelamente lembre-se de que, quando era criança, brincava, corria, saltava, andava ao ar livre – tudo isso contribui e é indispensável para um saudável crescimento físico, emocional e psicológico.
Conhece a expressão: “não se pode fazer omeletes sem ovos”? Pois, neste caso, também é válido o paralelismo: “sem nutrientes essenciais não se pode assegurar desenvolvimento adequado, maturação cerebral, orgânica e imunitária, assim como uma boa aprendizagem, comportamentos equilibrados e evolução positiva da personalidade”. 
Todos as nossas funções orgânicas e celulares necessitam de matéria-prima,  se não houver matéria-prima adequada e suficiente, aquelas ficam comprometidas. Nas fases de crescimento, esse compromisso pode ser mesmo decisivo para o resto da vida. Por exemplo, se não ingerirem gorduras ricas em ácidos gordos essenciais, a estrutura e dimensões relativas de várias áreas do cérebro, podem condicionar um baixo coeficiente de inteligência, dificuldades na relação e interacção com os outros e fraca aptidão para responder aos desafios da vida.

O QUE É BOM PARA OS MIÚDOS É BOM PARA OS GRAÚDOS!
 

Todos os dias BEBA ÁGUA E DÊ ÁGUA ÀS CRIANÇAS em quantidade suficiente, de preferência se for uma água pura, melhor ainda se for alcalina e tiver propriedades anti-oxidantes, o que irá contribuir para equilibrar a fora intestinal, desoxidar o corpo, diminuir a inflamação alérgica, e, por tudo isso, robustecer os sistemas neurológico e imunitário.Em síntese: dê aos seus filhos a água, os alimentos, e as diversões que os seus pais e avós lhe davam a si e faça-os deitar cedo tal como os seus avós se deitavam!

 
Manuela Cerejeira
Médica
medicinadavida22@gmail.com
DICAS DO Dr. pH

 

STOP aos alimentos com impacto negativo na aprendizagem, no comportamento e no sono
  • Baixo consumo de água,
  • Consumo frequente de refrigerantes,
  • Consumo regular de produtos açucarados,
  • Consumo regular de salgados e fritos,
  • Excesso de consumo de carne,
  • Baixo consumo de vegetais e sementes,
  • Baixo consumo de leguminosas e fruta.

DICAS para assegurar ácidos gordos bons para o cérebro (ómegas)

  • Sementes de linhaça, abóbora, cânhamo, sésamo;
  • Frutos secos - nozes, avelâs, amêndoas, castanha do Brasil;
  • Peixes gordos do mar - sardinha, carapau, sardas, arenques, salmão (evitar aquacultura);
  • Óleos de peixe, óleo de borragem ou de onagra;,
  • Ovos - cozidos (gema meio crua) e escalfados (evite fritar).

DICAS para assegurar proteínas de qualidade (para o cérebro e humor)
  • Feijão, lentilhas, quinoa e arroz integral (biológico);
  • Sardinha, carapau, bacalhau, atum ao natural ou enlatado, salmão;
  • Ovos.
RECEITA DO MÊS
Aveludado de beterraba, batata-doce e maca
Nutrichef Duarte Alves

Ingredientes:

1 L de água alcalina
300 g de beterraba (em cubos pequenos)
300 g de batata-doce (em cubos pequenos)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de açafrão em pó (curcuma)
1 pitada de pimenta preta acabada de moer
1 colher de chá de flor de sal
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de sopa de maca em pó
1oo ml de leite de coco

PREPARAÇÃO:
Numa panela, coloque a água alcalina em lume médio e junte os ingredientes: alho e cebola picados, beterrabas e batata-doce em cubos, pequenos, o açafrão em pó, a pimenta preta-moída e a flor de sal, e deixe cozer durante 7 a 8 minutos.
Quando os legumes estiverem cozidos, apague o lume. Deixe arrefecer um pouco antes de juntar o azeite virgem extra e a maca em pó.
Passe muito bem até obter um creme fino e aveludado.
Sirva com um fio em espiral de leite de coco e decore com sementes (por exemplo girassol ou abóbora) e folhas de aromáticas frescas (p.ex. tomilho, manjericão, coentros ou salsa).

 
A sopa é uma forma saudável e alternativa de fomentar o consumo de água e vegetais, mesmo para as crianças que dizem que não gostam de beber água ou comer salada - aproveite a beterraba para fazer uma sopa mais colorida e a maca para dar energia e fortalecer o seu sistema imunitário.
AGENDA

29-30 | JUNHO | 2019

EXPO SAÚDE
VII Congresso de Medicinas Alternativas e Festival de Cultura e Medicina Tradicional Chinesa.
PORTO

SABER MAIS >>
 
Subscreva a nossa newsletter