O SOL É FUNDAMENTAL
A raça humana evoluiu sob o sol e, por milhares de anos, viveu em harmonia com seu calor e com a sua luz. No entanto, nos últimos cinquenta anos, perdemos esse contato próximo com o sol e com os seus poderes de cura - ficámos com medo e, por isso, hoje assiste-se a uma epidemia mundial de carência de Vitamina D3, com o consequente aparecimento e agravamento de muitas doenças!
Os médicos de todas as épocas recomendavam “banhos de sol” ou Helioterapia. A helioterapia é usada há milhares de anos para manter as pessoas em elevados estados de saúde, aumentar a imunidade e para combater doenças comuns.
Estatísticas feitas pelo médico e cientista dinamarquês Thorwald Madsen mostram que a doença, particularmente as doenças infeciosas, ocorrem com mais frequência durante as estações do ano em que as pessoas recebem a menor quantidade de sol. Ele concluiu: “Quanto mais sol, maior a resistência às doenças, quanto menos sol, menor resistência.”
O SOL É INDISPENSÁVEL À NOSSA SAÚDE E BEM-ESTAR!
São incomensuráveis os benefícios dos raios solares decorrentes, essencialmente, da produção de duas substâncias químicas internas:
A Vitamina D3, implicada em milhares de processos químicos ao nível celular, assim como no controle de 10% da genética humana (controla cerca de 2 000 génes);
A Serotonina, o mediador químico do bem-estar e da alegria, cuja baixa concentração pode condicionar insónia e depressão.
Quem não conhece a nostalgia típica Inverno, que logo se dissipa quando o sol aparece? Na Europa, como é conhecido, as taxas de suicídio são superiores nos países do Norte da Europa, em que o período diurno é muito curto durante os meses de Inverno.
A vitamina D3 não é uma vitamina como se acreditava ser, mas sim uma hormona, é a mais importante hormona do nosso organismo! A falta de vitamina D3 na idade adulta, pode condicionar fragilidade óssea e osteoporose, diabetes, infecções frequentes, hipertensão arterial, doença cardíaca, asma, doenças neuro-degenerativas, doenças auto-imunes e mesmo cancro. Na infância, pode condicionar raquitismo.
Um banho de sol é um "medicamento" natural e gratuito. Mas como qualquer "medicamento", deve ser tomado com moderação e devemos evitar os excessos.
Manuela Cerejeira
Médica
medicinadavida22@gmail.com
|
|
QUANDO É QUE O SOL SE TORNA PERIGOSO?
- Com muitas horas de exposição;
- Com exposição nas horas mais quentes (das 11h às 15h)
|
|
Se tem uma má alimentação e uma fraca hidratação, o seu corpo está empobrecido em vitaminas e minerais (que são anti-cancerígenos), e tem muitas toxinas acumuladas. O excesso de exposição ao sol, pode maximizar tudo isso condicionando um efeito negativo. A grande toxicidade acumulada, a carência de água, e a falta de vitaminas e minerais condicionam oxidação e acidificação dos tecidos – e estas condições criam um terreno biológico propício à instalação e crescimento do cancro!
|
|
|
DICAS PARA APROVEITAR BEM O SOL TODO O ANO
- Ponha-se ao sol 20 minutos, diariamente, nas horas seguras, durante todo o ano!
- Tome nota: é mais prejudicial para a saúde andar escondido do sol (carência grave de vitamina D3) do que expor-se ao sol durante todo o ano, desde que com a moderação já recomendada;
- A luz solar do início da manhã com temperaturas baixas é particularmente benéfica para o corpo;
- Escolha exposição fora do horário de maior risco (entre as 11h e as 15 horas);
- Exposição moderada e crescente: iniciar com 20 minutos e aumentar o tempo de exposição com o passar dos dias, para que o corpo se vá adaptando ao processo;
DICAS ESPECIAIS PARA A ÉPOCA BALNEAR
- Receber 30 minutos de sol e, só depois, aplicar protector solar com o descritivo PPD (o que filtra os UVA);
- Não queira ficar “tostado” todos os verões – estará a envelhecer drasticamente a sua pele e a sua aparência, e não irá gostar de se ver ao espelho dentro de alguns anos!
- Se ficar mais de 20 minutos exposto poderá precisar de protector solar dependendo do tipo de pele (quanto mais clara, maior factor de protecção).
- Hidrate-se! Beba muita água! De preferência beba água alcalina com propriedade anti-oxidantes, que o manterão jovem e sadio por mais anos, pois é terapêutica e tem propriedades anticancerígenas.
|
|
Ingredientes:
1 beterraba
2 maçãs
2 cenouras
1 colher de sopa de gengibre ralado
6 folhas de hortelã
300 ml de água alcalina
|
|
|
PREPARAÇÃO:
Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora, misture durante um minuto e beba de imediato .
Aproveite o verão para hidratar e vitaminar a sua família com sumos alcalinos - dão energia e reforçam a imunidade, para além de acrescentarem cor e sabor a esta estação do ano.
|
|
|
|
|