RAIOS SOLARES – ESCLARECER PARA DESMISTIFICAR
São três os tipos de radiação ultraviolenta que chegam à Terra: os raios
A,
B e
C (
UVA,
UVB e
UVC).
Os
C ficam presos na camada de ozono e, portanto, não nos afectam.
Chegam-nos
95% do
A e
5% do
B.
Os raios UV
A penetram na pele mais profundamente, deixa-nos bronzeados sem queimar mas…ao penetrar profundamente, se a exposição for excessiva, contribui para o envelhecimento da pele, para o aparecimento de manchas e pode contribuir para o cancro.
Os raios UV
B só penetra até à epiderme (camada superficial da pele) e são os responsáveis pela “cor de camarão” após a exposição solar e pelas queimaduras solares. São os principais produtores de vitamina D3.
Os protectores solares comuns protegem apenas contra os UV B, ou seja, protegem da queimadura solar! Mas bloqueiam a capacidade do corpo produzir VITAMINA D3 que é INDISPENSÁVEL para a vida!
Os protectores solares comuns não previnem contra o cancro, porque não protegem contra a radiação UV A! Senão, repare: desde 1972 o uso de protector solar aumentou 18 vezes e a incidência de melanoma (cancro de pele) triplicou desde então. O que se passa é que usar o protector solar condiciona uma falsa percepção de protecção, permitindo que as pessoas se exponham ao sol durante largos períodos, e durante as horas solares não recomendadas, isto é, entre as 11 horas e as 15 horas (predomínio dos UVB), sem que ocorram queimaduras. Fora deste horário há menor risco de queimadura e há maior bronzeamento.
O fator de proteção solar (FPS) apresenta até dois dígitos (50 é o factor máximo desta escala) e indica o grau de protecção contra a queimadura solar. Quanto mais branca é a pele, maior deve ser o factor de protecção utilizado.
Se o protector solar tiver o descritivo PPD -
Persistent Pigmented Darkening (Escurecimento Pigmentado Persistente),
significa que protege também contra a penetração dos raios UV A e, então, garante mais proteção contra o cancro.
HIDRATAR A PELE APÓS O SOL E DURANTE TODO O VERÃO
É sempre importante hidratar a pele diariamente, especialmente no Verão, e particularmente após exposição solar. Os produtos de cosmética que se aplicam devem ser escolhidos com critério para não terem substâncias nocivas, ou seja, devemos evitar a sobrecarga de produtos químicos e artificiais.
Uma excelente opção é hidratar a pele com água purificada (filtrada e sem químicos) de pH 5,5 pois é o pH próprio da nossa pele – tem inúmeras vantagens, sendo segura, revigorante e fresca.
Manuela Cerejeira
Médica
medicinadavida22@gmail.com