BELEZA E CUIDADOS COM A PELE
Com a chegada da primavera ainda apetece mais sair de casa e desfrutar a vida.
E fazê-lo com uma pele saudável ainda sabe melhor
Quem não gosta de ter uma pele linda, sedosa e sem acne? Toda a gente!!
Todas as mulheres gostam de ter uma pele perfeita, especialmente no rosto – sentem-se mais seguras! Mas… os homens também!
E de que depende isso? Depende dos produtos que põe na sua pele e depende do estado do seu corpo!
A pele tem um pH próprio, aliás como todas as partes do nosso corpo. O pH da pele é ligeiramente ácido, ao redor de 5,5. O pH é o potencial hidrogeniónico, ou seja, o grau de actividade do hidrogénio, um dos componentes da água. O pH de 1 a 7 é considerado ácido, tanto mais ácido quanto mais baixo. Sete é o valor neutro e, de 7 a 14 são valores de alcalinidade, tanto mais alta, quanto mais alto é o valor.
Porque é ligeiramente ácido o pH da pele? Porque a pele aloja muito microrganismos e a ligeira acidez do seu pH impede que cresçam nela microrganismos prejudiciais.
Para além da atenção que deve haver na escolha dos cosméticos, quanto mais naturais, melhor (importante ler os rótulos para não comprar produtos com tóxicos), é também importante a qualidade da água com que lavamos o nosso rosto: sem tóxicos e de pH próximo do 5,5.
Quando a pele apresenta acne é conveniente lavá-la com ph mais baixo, ao redor de 3,5. Se alguma zona do corpo tem feridas, de qualquer tipo, também beneficia com a lavagem de uma água ácida que permitirá a eliminação de microrganismos.
Como conseguir uma água com estas características? Numa fonte pura na natureza ou através de um ionizador. Antes de entrar no ionizador, a água é filtrada, retirando todos os constituintes químicos nocivos, portanto, obtém-se uma água pura. Ao passar pelo ionizador o pH é alterado. Depois, é só escolher, no equipamento, o pH que nos interessa: 5,5 ou 3,5. Estas águas de pH baixo são ricas em oxigénio activo que, por si só, têm poder desinfectante.
Para além dos cuidados externos com a pele há que ter atenção às questões internas. Uma pele com acne ou muito sensível, com alergias, urticárias, eczemas, psoríase, indica que o corpo está em desequilíbrio. Os órgãos que, não estando bem, contribuem para problemas na pele são o intestino, o fígado e o sistema nervoso (stress, sono insuficiente, etc.).
O que fazer, então? Nós somos o que comemos!
Os alimentos irrepreensíveis são, em geral, a fruta e os vegetais. Quanto mais queijo, lácteos, enchidos, massas e carnes comer, pior poderá ficar a sua pele. A alimentação moderna tem muitos aditivos, açúcar e gorduras hidrogenadas (artificiais) que alteram a nossa flora intestinal, porque alteram o seu pH, e “entopem” o nosso fígado. Além disso, para purificar o sangue, necessitamos de beber água, muita água!
Se essa água for pura, alcalina e ionizada, ou seja, com propriedades antioxidantes, contribuirá para a regulação rápida do pH do organismo, através de contribuir para regular o pH do intestino; para a eliminação de toxinas, retidas no corpo quando não existe água suficiente, e para desinflamar os tecidos, entre eles a pele. Para melhorar o estado do fígado são necessárias alterações na alimentação.
Quando faz boas escolhas, os bons resultados são garantidos!!
|