Novembro | 2019

A ÁGUA ALCALINA E O EXERCÍCIO FÍSICO

 
A água alcalina ionizada rica em hidrogénio, com acção antioxidante, tem vindo a ser testada, ao longo de várias décadas, pela sua acção terapêutica em muitos desequilíbrios de saúde a que vulgarmente chamamos doenças. 
A sua principal acção é o aporte das condições necessárias ao reequilíbrio básico a nível celular, isto é, diminuição dos dois conhecidos fenómenos orgânicos que estão na base de todos os desequilíbrios de saúde - a acidificação e a oxidação celulares.
A acidificação e a oxidação estão presentes tanto em situações prolongadas, a que chamamos de doenças crónicas, como em situações agudas e transitórias, como por exemplo: horas de sono insuficientes, alimentação processada (tipo “fast food”), stress emocional ou stress físico (trabalho ou desporto), entre outras.
Então, se uma água com estas características for bebida de modo sistemático, diariamente, ela terá acção preventiva contra as situações acima referidas, funcionando como um amortecedor dos efeitos dos vários tipos de excessos, neutralizando sistematicamente fenómenos de acidificação e oxidação.

Estudos científicos feitos por várias equipas em vários países, entre eles Espanha, Itália e Sérvia, demonstraram os efeitos da ingestão de água alcalina ionizada rica em hidrogénio, com acção antioxidante, na prática desportiva de intensidade média a alta, na qual se verifica sempre uma sobrecarga ácida e oxidativa que, obrigatoriamente terá de ser compensada. Habitualmente os desportistas bebem bebidas ricas em bicarbonado de sódio. Este tipo de bebidas permite alcalinizar o pH dos tecidos, mas constitui uma sobrecarga de sódio que é nefasta para a saúde e pode condicionar efeitos adversos. E o bicarbonado de sódio não tem acção antioxidante, ou seja, anti-desgaste.
Os estudos acima referidos estudaram praticantes de ciclismo e atletismo. Nesses estudos foram avaliados vários parâmetros físicos e colhidas análises sanguíneas antes, durante e após as práticas desportivas, tendo ficado demonstrada a melhoria da performance desportiva nos atletas que ingeriram água alcalina ionizada rica em hidrogénio, com acção antioxidante, face aos que ingeriram água “comum”, assim como melhores resultados nos parâmetros cardíacos e sanguíneos.

Assim, beber água alcalina ionizada rica em hidrogénio, com acção antioxidante, é um suplemento alimentar muito importante para todos os desportistas, tanto mais quanto mais intensiva for a sua prática desportiva!

 

Manuela Cerejeira
Médica
medicinadavida22@gmail.com
 
DICAS DO Dr. pH
MAIS EXERCÍCIO FÍSICO = MAIS SAÚDE
Só depende de si

Pratique exercício físico 3 dias por semana ou mais – a caminhada ou a marcha rápida são excelentes formas de exercício físico.

Mesmo nos pequenos gestos do quotidiano, privilegie o exercício (p. ex. opte por alguns trajectos a pé e de vez em quando troque o elevador pelas escadas).
Não se desculpe com a falta de tempo!
 
Beba água ao longo de todo o dia! De preferência beba água alcalina ionizada rica em hidrogénio, com acção antioxidante – é excelente para manter uma boa qualidade de saúde!!

E coma alimentos alcalinizante e ricos em anti-oxidantes, isto é, comida crua e da época - frutas, verduras, legumes…
 
RECEITA DO MÊS

Ingredientes:

 

10 maçãs
15 alperces
200g de amêndoa
2 c. de sopa de bebida vegetal
100g de nozes
Pau de canela e canela em pó
 

PREPARAÇÃO:

Triturar os alperces e as amêndoas em separado.
Misturar e juntar a bebida vegetal.
Dispor o preparado numa tarteira e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
 
Descascar as maçãs e partir aos quartos. Colocar num tacho e cozer com um pau de canela.
Retirar, escorrer a água e triturar até obter um puré. Adicionar canela em pó.
 
Dispor por cima da base de alperce e amêndoa e levar ao forno durante 25 minutos a 180ºC.
 
Partir as nozes em pedaços não muito pequenos e dispor por cima e levar ao forno mais 5 minutos.

 
As bebidas vegetais são uma alternativa ao leite - pode usar uma oleaginosa ou misturar várias opções (noz, amêndoa, avelã, caju, etc.)
AGENDA

16 e 17 | NOVEMBRO | 2019

PORTUGAL FIT '19
O Portugal Fit é um evento que abrange as áreas de Exercício, Alimentação e Mente, com muitas novidades e atividades gratuitas.
SANTA MARIA DA FEIRA
SABER MAIS >>