Outubro | 2019

A ÁGUA E O RENDIMENTO ESCOLAR

 
Há evidência científica crescente sugerindo que o que comemos e bebemos afecta o desempenho mental e físico; setenta e cinco por cento do peso do nosso cérebro é água e se nos desidratamos em demasia o cérebro também se desidrata, condicionando as suas funções.

Os estudos científicos comprovam a influência negativa da desidratação no desempenho cognitivo (raciocínio, concentração, tomada de decisões, etc.), e também sugerem que capacidades cognitivas particulares e o humor são influenciadas positivamente pelo consumo de água.
O impacte da desidratação na cognição e no humor são particularmente relevantes para aqueles que têm uma fraca regulação dos líquidos, tais como as crianças e os idosos.

Muitos estudos científicos que procuraram estudar a relação entre desidratação e desempenho cognitivo e/ou humor, tanto em crianças em idade escolar, como em estudantes universitários, foram conclusivos, evidenciando uma relação positiva entre consumo adicional de água (para além daquela que os participantes beberiam) e: melhor atenção, melhor humor, melhor memória visual, atenção visual mantida, melhor memória de curto prazo, melhores funções executivas (por exemplo, melhor desempenho durante exames universitários).

Em síntese, quando maior a desidratação, pior o desempenho cognitivo. Pelo contrário, uma hidratação adequada permite normal desempenho e rendimento intelectual e, portanto, melhor rendimento escolar.
Infelizmente, há muitas crianças, e também adultos e idosos, que se esquecem de a beber ou até a rejeitam mesmo. E beber refrigerantes não substitui a ingestão de água, pior do que isso, a ingestão de refrigerante vai acidificar e desmineralizar o nosso corpo, contribuindo para a sua desidratação celular.

E se a água que os consumirmos for alcalina e com propriedades anti-oxidantes, melhor será a hidratação e a eliminação de toxinas, alimentares e emocionais que o corpo tenha acumulado durante o dia.

 

Manuela Cerejeira
Médica
medicinadavida22@gmail.com
 
DICAS DO Dr. pH
FOMENTE O HÁBITO DE BEBER ÁGUA

Use a regra dos 21 dias

Coloque água na mochila da criança/jovem durante 21 dias, explicando-lhe que a água é indispensável para se manter bem-humorado e com melhor rendimento escolar, e que a água deve ser bebida até chegar a casa. Combine uma celebração para o final desse período e pequenas celebrações para os meses subsequentes: uma actividade conjunta na natureza, por exemplo.
Só necessitamos de 21 dias para adquirir um novo hábito, depois, entra em modo automático e já não requer grande esforço. Quantos mais dias passarem, mais integrado o hábito se revela.
 
RECEITA DO MÊS
Bebida vegetal à base de amêndoas
Nutrichef Duarte Alves

Ingredientes:

 

1 L de água alcalina

150 a 200 g de amêndoas
(demolhadas)

Adoçante natural (opcional)
Açúcar de coco | Stevia | Mel

PREPARAÇÃO:
Deixe as amêndoas a demolhar durante 6 horas em água alcalina.
Escorra a água e reserve.
Coloque a água alcalina numa liquidificadora, junte as amêndoas já demolhadas e triture bem durante 1 minuto.
Depois coe muito bem com um pano para obter a bebida filtrada.
 
Se quiser pode adoçar a sua bebida – junte às amêndoas um pouco de mel ou açúcar de coco ou stevia, ou mesmo tâmaras ou figos.
 
As bebidas vegetais são uma alternativa ao leite - pode usar uma oleaginosa ou misturar várias opções (noz, amêndoa, avelã, caju, etc.)
AGENDA

4 a 6 | OUTUBRO | 2019

FEIRA ALTERNATIVA
O maior festival de bem-estar chega pela primeira vez a Braga!
BRAGA
SABER MAIS >>

15 | OUTUBRO | 2019

WORKSHOP
Os benefícios da água alcalina para a sua saúde
LISBOA  (Alecrim aos Molhos)

SABER MAIS >>
 

17 a 20 | OUTUBRO | 2019

GREENFEST
O maior evento de sustentabilidade do país.
CARCAVELOS (Campus Univ. Nova)
SABER MAIS >>
 

19-20 | OUTUBRO | 2019

NaturArruda
Feira de medicinas e técnicas naturais
ARRUDA DOS VINHOS
SABER MAIS >>
 

19-20 | OUTUBRO | 2019

VEGGIE FEST
Festival vegetariano
Shopping Cidade do Porto
SABER MAIS >>