Se este e-mail não aparecer correctamente, clique aqui.

 
 

NEWSLETTER . MARÇO 2018
Chanson Portugal - Grupo Filtrarte
 
 
MARÇO 2018 - ÁGUA E SISTEMA IMUNITÁRIO 
 
 

Sabem porque nos constipamos mais no tempo frio?
• Porque arejamos menos as nossas casas; 
• Porque estamos mais tempo dentro de paredes que ao ar livre, lotando os espaços; 
• Porque bebemos menos água.

 
 

As infecções respiratórias contraem-se por inalação de minúsculas partículas de água existentes no ar e que contêm micróbios. Estas partículas são maiores quando há mais humidade e, quanto maiores essas partículas, maior o volume de microrganismos que podem conter. 
No Inverno há mais humidade que nas restantes estações do ano, e para além das gotículas de água com micróbios serem maiores, como está mais frio, arejamos menos as nossas casas e locais de trabalho, o que condiciona a acumulação dessas mesmas partículas, “enriquecidas” com a tosse, os espirros e as fungadelas de nariz de todos aqueles que lá estiveram ou lá passaram.

 
 
Beber água contribui para prevenir e combater infecções. 
 
 

 
 
Um dos benefícios de beber água em quantidade suficiente é permitir uma hidratação adequada. A hidratação tem um enorme impacte em todas, todas as funções do nosso corpo, desde a fertilidade à capacidade de desempenho intelectual; desde a actividade muscular até ao enorme impacto no nosso sistema imunológico, entre muitas outras. A água ajuda todos os sistemas do nosso corpo a funcionar em níveis óptimos. 
Água em quantidade apropriada permite que as nossas células:
• Absorvam de forma eficaz os nutrientes de que necessitam,
• Efectuem todas as trocas químicas que elas precisam para funcionar e ser competentes nas suas funções,
• E também lhes permite fazer a sua higiene diária, expulsando os resíduos que produziram, não comprometendo, assim, as suas funções.

 
A nível macroscópico, se não bebermos água suficiente, o rim não pode fazer a higiene do nosso corpo, isto é, não pode eliminar as toxinas produzidas diariamente e estas irão acumular-se no nosso organismo, enfraquecendo-o e enfraquecendo o sistema imunológico.
É INDISPENSÁVEL BEBER ÁGUA PARA NOS MANTERMOS SAUDÁVEIS!
Se a água que bebemos é livre de produtos químicos, então não só hidrata e permite a maximização de todas as funções do organismo como não irá contribuir para o seu desgaste. Isto é, uma água com resíduos químicos contribui para a toxicidade do nosso corpo e para o seu desgaste.
Se a água, para além de pura, tiver pH alcalino e for ionizada, isto é, contendo propriedades anti-oxidantes, irá permitir o eficaz combate às infecções! 

Dra. Manuela Cerejeira - médica
 
 
Dicas para se sentir melhor no inverno
 
 
AREJAR A CASA E O LOCAL DE TRABALHO
Na medida do possível, e tendo sempre cuidado com as correntes de ar, procure arejar o melhor possível a sua casa e o seu local de trabalho.
Quanto mais arejados estiverem menos concentrado e contaminado vai estar o ar interior.
 
 
PASSEAR, CAMINHAR, EXPOR-SE AO SOL
Os raios solares são de um incrível benefício para a nossa saúde, tanto física como emocional e psicológica, melhorando o nosso estado-de-espírito; quando estamos contentes temos um sistema imunitário mais forte - aproveite o sol de inverno.
 
 
HIDRATE-SE
Beber água – 8 a 10 copos por dia, de preferência água alcalina com propriedades anti-oxidantes! 
Ah, e lembre-se de colocar todos os dias uma garrafa de água na mochila dos seus filhos!!
 
 
BEBA ÁGUA DE QUALIDADE: escolha uma água pura, viva, alcalina e com acção antioxidante, permite reverter a acidificação e a oxidação decorrentes do stress crónico, contribuindo para desacidificar e desoxidar o corpo, e todos os seus processos e funções, permitindo melhorar o humor e reforçar o seu sistema imunitário que é tão importante nesta altura do ano!

Recorde-se que o importante é o BEM-ESTAR e está nas suas mãos promovê-lo! 


BEBA ÁGUA, PELA SUA SAÚDE!