NEWSLETTER . VERÃO 2017
Chanson Portugal - Grupo Filtrarte
 
 
ESPECIAL VERÃO
 
 
NESTE VERÃO HIDRATE-SE (BEM)
 
 

Porquê beber água?

Sabia que a água está para nosso corpo, como o óleo está para o motor do automóvel?
Um motor não pode funcionar sem ter óleo pois este permite o deslizar, o movimento de todas as suas peças.
No nosso corpo, temos muitos “motores” diferentes e estes são muito delicados e específicos. Esses motores são tanto os nossos órgãos como as minúsculas peças que os constituem - as células. 
Sem água nenhum ser vivo deste planeta pode viver, quer seja animal ou planta!
Sem água nenhum processo, reacção ou troca de informação, é possível no nosso corpo!
 
A água constitui cerca de 70 % do corpo humano. Perdemos água de constituição à medida que envelhecemos, em parte, porque o corpo vai perdendo o reflexo da sede. 
Por isso, não só é importante bebermos água quando temos sede, como beber água de modo disciplinado diariamente mesmo sem sede, porque ela nos faz falta!
Se não bebermos água ou bebermos muito pouca, a qualidade de algumas das nossas funções orgânicas começa a ficar comprometida.
Por, exemplo, o rim elimina toxinas através da água. No entanto, se bebermos pouca água a toxicidade fica retida no nosso corpo. 
A toxicidade retida no corpo, causa inflamação e até dor e aumento de peso!
E não é possível perder peso se não ingerirmos água com abundância! 

A bola-de-neve mais prejudicial ao nosso corpo é a que começa com a acumulação de toxicidade esta leva a aumento de peso; o aumento de peso mantido condiciona todas as grandes doenças crónicas da modernidade: diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca, entre outras. 

 

Porquê beber água no verão?

Quando está calor, o mecanismo natural que o corpo tem para tentar manter a temperatura interna constante de 37oC, é a produção de suor, sendo esta a principal forma que permite o arrefecimento do corpo à medida que o suor produzido se evapora.

Se a humidade relativa atmosférica atinge os 90%, se a exposição solar for excessiva ou se não ingerirmos água suficiente, a desidratação pode ser excessiva, podendo causar danos irreversíveis no cérebro ou noutros órgãos, e, até mesmo, levar à morte.
Em situações extremas de exposição a calor intenso, especialmente quando este se mantém por vários dias, podem surgir sintomas e desregulações relacionadas com o calor: cãibras e espasmos por calor, esgotamento por calor (grande sudação, palidez, suores frios, fraqueza, náuseas, vómitos e desmaio), golpe de calor (temperatura interna sobre para os 39oC; dores de cabeça, tonturas, confusão, perda de consciência) – nestes casos podem ser necessários cuidados médicos de emergência.

Atenção especial deve ser dada à prática de exercício físico num ambiente de temperaturas elevadas. A perda de água através da sudorese, pode acarretar desidratação, alteração do equilíbrio hidroeletrolítico, dificuldade de efetuar a termorregulação e, desse modo, representa tanto um risco para a saúde como pode condicionar uma quebra no desempenho desportivo.

Com o calor é indispensável beber muito mais água!!
E, em especial: devemos oferecer água frequentemente aos nossos familiares mais vulneráveis: bebés, crianças e os mais idosos. 

Manuela Cerejeira - Médica

 
 

FORMAS DE HIDRATAÇÃO

Beber refrigerantes é a pior das formas de hidratar! 
Porquê? Porque nos desidrata!
Os refrigerantes são muito ácidos (pH baixo) e, em termos de sabor, para compensar a acidez, têm altas concentrações de açúcar!
Assim, beber refrigerantes, porque são muito doces e, em simultâneo, ácidos, faz-nos desidratar, isto é, perderemos água do interior das nossas células, pois esta é desviada para desacidificar o corpo e para compensar o açúcar ingerido!

Sabia que por cada por cada copo de refrigerante que bebemos (pH =2,5) necessitamos de beber 32 copos de água de pH= 7,5?

Pense nisto antes de voltar a beber refrigerantes!


RECOMENDAÇÕES PARA OS PERÍODOS DE CALOR

BEBER MUITA ÁGUA!
Dar água frequentemente a bebés, crianças e idosos!

Permanecer em lugar fresco, pelo menos, 2 a 3 horas por dia
Evitar a exposição directa ao sol entre as 11h e as 17horas 
Tomar duches de água tépida ou fria 
Vestir roupas frescas
Evitar bebidas açucaradas, alcoólicas e comidas condimentadas
Não deixar crianças, idosos ou animais de estimação em veículos expostos ao sol
Ter atenção aos sinais graves de desidratação e procurar cuidados médicos se necessário.

ADOPTE PRÁTICAS SEGURAS E TENHA UM VERÃO MARAVILHOSO, BEBENDO MUITA ÁGUA, EM ESPECIAL SE FOR ÁGUA ALCALINA E ANTI-OXIDANTE!


Se quiser saber um pouco mais sobre ondas de calor, medidas de prevenção e consequências para a saúde da exposição a situações de calor intenso, recomendamos esta publicação da Direcção Geral de Saúde. 

 
 
ÁGUAS AROMATIZADAS - por Duarte Alves
 
 

As águas aromatizadas são uma excelente opção para se refrescar e hidratar neste verão.
Se é dos que acha que a água não tem sabor, experimente a mergulhar alguns ingredientes na sua água (de preferência água alcalina pH 9,5) e acrescente uns cubos de gelo.
Vai ganhar uma bebida refrescante de sabor suave (sem adição de químicos ou açúcares) com todo o poder hidratante da água e ainda o bónus extra de alguns minerais e vitaminas adicionados pela presença da fruta e vegetais.
Mexa apenas ou esmague um pouco para obter um sabor mais intenso.
Use estas combinações ou faça a sua bebida com os seus ingredientes preferidos.
Neste verão, não há desculpas para consumir refrigerantes e bebidas industrializadas.

Faça a sua água aromatizada e hidrate-se com sabor.
 
 

1
2 litros de Água Alcalina Chanson pH 9,5
2 pés de Alecrim
2 pés de Mangaricão
3 rodelas de Limão

2
2 litros de Água Alcalina Chanson pH 9,5
2 pés de Hortelã
10 Mirtilos
5 Morangos
3 rodelas de Maçã

 

3
2 litros de Água Alcalina Chanson pH 9,5
1 pé de Hortelã
2 paus de Canela
4 rodelas de Gengibre
1 casca de gomos de Laranja

4

2 litros de Água Alcalina Chanson pH 9,5
2 pés de Alfazema
2 pés de Rosmaninho

 
 
A sugestão de sabores alcalinos foi pensada especialmente para esta newsletter pelo Nutrichef Duarte Alves, responsável pelo projecto Consciência Alimentar.
Duarte Alves realizou formações e cursos de cozinha Nacional, Internacional, Ovo-lacto-vegetariana, Macrobiótica e Vegan, bem como em Higiene e Segurança Alimentar, e foi Cozinheiro e Chef de Cozinha em Hotéis de 4 e 5 estrelas.