NEWSLETTER . SETEMBRO 2017
Chanson Portugal - Grupo Filtrarte
 
 
ESPECIAL REGRESSO ÀS AULAS
 
 
A ÁGUA NO REGRESSO ÀS AULAS
 
 

No regresso às aulas, se queremos mesmo que os nossos filhos e netos tenham o melhor desempenho escolar para além dos livros e cadernos, devemos cuidar bem deles.
O que somos e o desempenho que temos quer a nível físico, intelectual e mesmo emocional, depende muito da qualidade da água e alimentos que ingerimos, bem como do sono. 
A água e os alimentos altamente nutritivos são o combustível para o bom desempenho a todos os níveis. Todos já ouvimos falar disto mas aparentemente muitos não o aplicam no dia-a-dia.
O que constitui uma casa são os tijolos, o cimento, as vigas, as madeiras, etc. 
O que constitui o nosso corpo é a água que bebemos e a comida que comemos!! 
O nosso corpo e seus tijolos (as nossas células) estão em constante morte e nascimento. 
As células que nos constituem não são as que tínhamos quando nascemos!! 


 

Assim, a água que bebemos e os alimentos que ingerimos são a nossa Saúde ou a nossa Doença, consoante escolhermos comida natural e altamente nutritiva ou comida processada, rica em açúcares e gorduras saturadas.
Se somarmos comida processada cheia de conservantes e aromas + fritos + refrigerantes e sobremesas açucaradas + excesso de proteína animal = Doenças Crónicas da actualidade: excesso de peso e obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças alérgicas e autoimunes!! 
A ausência de consumo de água tem um papel idêntico!!
Como se vê, a diferença entre saúde e doença depende muito de escolhas individuais. E no caso das crianças, depende das escolhas que fazemos por eles
Entendido? Registado? Integrado? 
Vamos escolher comer saudável? 
Vamos escolher beber água, muita água e de qualidade?

Manuela Cerejeira - Médica

 
 
A FAZER
 
 
A ÁGUA MELHORA O RACIOCÍNIO E O DESEMPENHO ESCOLAR
 
A água é o nutriente fundamental do nosso corpo e da nossa existência, e cerca de 75% do nosso cérebro é composto por água.
TODAS as reacções e processos que ocorrem no nosso corpo necessitam de água. 
A água também é indispensável ao cérebro – água insuficiente a nível cerebral compromete as funções neurológicas: vigília (estar desperto), atenção, concentração, raciocínio, e humor.
A Água, ao ser o melhor dos desintoxicantes, contribui para a eliminação de químicos provenientes de uma alimentação processada e com excessos de doces, gorduras e proteína animal. Ao contribuir para a eliminação de toxicidade, melhora todos os sintomas que resultam da acumulação dessa mesma toxicidade.

 
 
NUTRIENTES PARA UM CÉREBRO + INTELIGENTE
 
Os melhores nutrientes para o cérebro estão nas:
• Frutas e vegetais (ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes), 
• Leguminosas (ricas em proteínas de qualidade, hidratos de carbono complexos, e minerais), 
• Frutos secos (gordura de alta qualidade – ómegas-, quantidade extraordinária de vitaminas e minerais), e 
• Peixes gordos da nossa costa (sardinha, carapau, atum, sarda, cavala, chicharro…) – ricos em ómegas.
Regra de ouro: alimentação natural e diversificada.
Investimento: dedique tempo à preparação de lanches saudáveis e envolva os seus filhos nesta preparação.

 
 
O SONO MELHORA O RENDIMENTO ESCOLAR.
 
Sem dormir não podemos viver. 
O sono é indispensável para processar a informação do dia anterior, para nos regenerar e também para crescermos (durante a idade de crescimento). 
Dormir pouco e deitar tarde, fragiliza o corpo, o sistema imunitário, atrasa o crescimento, dificulta a concentração mental e o raciocínio e contribui para alterações de humor, o aparecimento ou agravamento de nervosismo e comportamento hiperactivo.
Deitar cedo (às 20h30, 21h, ou, até às 21h30) e dormir 9 a 10 horas, nas idades escolares é FUNDAMENTAL para um bom rendimento escolar.

 
 
A EVITAR!!!
 
 
STOP AOS REFRIGERANTES E LANCHES AÇUCARADOS
 
O açúcar é o alimento mais perturbador de todos para o nosso corpo: gera acidez interna, desregulação alimentar, inflamação, dores articulares, perturbações do humor e do comportamento, e até perturbações de desempenho intelectual e de motricidade fina (escrita, uso das mãos). Com o tempo, contribui para o aparecimento e agravamento de todas as doenças crónicas modernas.
Vários estudos realizados em crianças e adolescentes demonstraram o reequilíbrio do comportamento (hiperactividade e outras alterações do comportamento)
Os refrigerantes desidratam em lugar de hidratarem e são autênticos venenos: são altamente doces e altamente ácidos e acidificantes para o nosso corpo. 
Se gosta dos seus filhos e netos, dê-lhes água!!

 
 
RETIRE DO QUARTO (ou desligue completamente): TELEMÓVEL, COMPUTADOR E TELEVISÃO.
 
O cérebro gera campos electromagnéticos - por isso se pode registar o seu desempenho através do Electro-encefalo-grama (EEG). 
Todos os equipamentos eléctricos, quando estão ligados, geram outros campos electromagnéticos que se sobrepõem ao nosso e que interferem com ele. 
Há muitos estudos que demonstram estas interferências. Num desses estudos, foram registadas as ondas cerebrais durante o sono na presença de telemóveis ligados (na posição “ON”) – o resultado foi impressionante: todos os ritmos de sono ficaram alterados.
Essas interferencias não permitem ao cérebro um repouso efectivo e se o sono não é de qualidade, teremos todas as consequências negativas acima referidas.

 
 

EM RESUMO

Se só puder preparar uma coisa para o seu filho levar para a escola, essa coisa DEVERÁ SER a ÁGUA!
Uma garrafa de água na mochila diariamente: hidrata, desintoxica, ajuda no desempenho físico, no desempenho intelectual, no estado de espírito e no comportamento!
Se puder ser água alcalina (desacidifica o corpo) e antioxidante (reverte a inflamação e o desgaste de uma má alimentação), melhor ainda!!!

Para saiber mais siga os links:

Alimentos e Nutrientes

Alimentação saudável em meio escolar – Direcção-Geral da Saúde

Blog do PNPAS: Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável

 
 
BROWNIES DE BATATA DOCE - por Isabel Costa
 
 
Aproveitamos o tema do “regresso às aulas” para lhe deixar uma sugestão de lanche para os miúdos levarem na mochila – uma espécie de reforço para comerem a meio da manhã ou da tarde.
É delicioso e energético – uma gulodice que só lhes vai fazer bem e deixar os amigos com inveja...
 
INGREDIENTES:

2 batatas-doce médias cozidas bem escorridas e esmagadas.
2 colheres de sopa de óleo de coco.
10 tâmaras medjool (ou outra) trituradas com 3 colheres de sopa de água.
1/2 chávena de farinha de grão de bico.
1 chávena de farinha de coco.
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba.
1 colher de sopa de adoçante saudável (mel, agave, ácer, stevia, etc).

Triturar todos os ingredientes devidamente preparados como acima indicado num processador. 
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante 30 minutos a 180º. 
Controlar a cozedura para que os brownies fiquem sempre um pouco húmidos.

Cortar em cubos e desfrutar.

 
 
A sugestão de sabores alcalinos foi pensada especialmente para esta newsletter pela Dra. Isabel Costa, responsável pelo projecto Alquimia Alimentar.
Naturopata de formação, a Dra. Isabel Costa tem-se dedicado ao tema da nutrição para crianças sendo autora do best-seller “Era uma vez um hamburger” (em colaboração com Clara Pinto Cirreia e infelizmente esgotado) e mais recentemente de Pela Sua Saúde (dedicado aos alimentos crús) e que já vai na 3ª edição.